As e o índice de masculinidade (ou dos sexos),

As técnicas deanálise da qualidade da informação dos dados demográficos pelo recenseamentosão três: o índice de Whipple, o índice de Irregularidade e o Índice Combinadodas Nações Unidas. O Índice de Whipple, embora não tenha como finalidade aanalíse global da qualidade de um recenseamento, procura demonstrar se existeou não determinado tipo de distorções, muito frequente em países ou épocas comestatísticas e má qualidade e uma atração por números acabados em 0 e 5 que lheserve de medida. Muitas vezes as pessoas dificultam declarar a sua idade comexatidão e são atraídas por números acabados em 0 ou 5 ou pares, e um índice devariação entre 100 ausência total de concentração e 500 todas as pessoasadmitem idades terminadas em 0 e 5. As Nações Unidas fizeram uma tabela de baseempírica de modo a permitir interpretar a validade dos resultados obtidos, paradados muito exatos, <105 até dados muitos grosseiros,> 175.

O índice deirregularidade mede todo o tipo de atrações, por exemplo, pelos números pares eímpares, pelo número 0, pelo número 5, pelos números terminados em 1,2,3 everificar se existe ou não uma concentração em determinadas idades. O índice deirregularidade constrói-se da seguinte forma calcula-se o número de pessoas com a idade cuja atração se pretendemedir; calcula-se a média aritmética do número de pessoas com as 5 idades queenquadram a idade que se pretende analisar; calcula-se o índice, que quantomais o II se afasta de 100 mais demonstra a força da atração. O ÍndiceCombinado das Nações Unidas, permite”medir a qualidade global de um recenseamento” (Nazareth, 2010:142), aocontrário de outros índices com atração por determinadas idades, pelaconjugação de três indicadores, o índice de regularidade de idades um para cadasexo e o índice de masculinidade (ou dos sexos), possibilitando realizarcomparações relevantes espácio-temporais. De utilização comoda mas prudente dado poder ocorrer distorções nasvariáveis, mortalidade, nascimentos e na corrente migratória e conduzir a erros dorecenseamento. Para realizar este indicador implica preparar os dados de forma aocorrer uma distribuição da população por sexos e grupos de idades quinquenaisnão passando os 80 anos de idade. Calcula-se arelação de masculinidade de cada grupo de idades dividindo os efetivosmasculinos pelos femininos e multiplicando o resultado por 100, somam-se emmódulos e calculamos a diferença média para se obter o índice de regularidadedos sexos.

Best services for writing your paper according to Trustpilot

Premium Partner
From $18.00 per page
4,8 / 5
4,80
Writers Experience
4,80
Delivery
4,90
Support
4,70
Price
Recommended Service
From $13.90 per page
4,6 / 5
4,70
Writers Experience
4,70
Delivery
4,60
Support
4,60
Price
From $20.00 per page
4,5 / 5
4,80
Writers Experience
4,50
Delivery
4,40
Support
4,10
Price
* All Partners were chosen among 50+ writing services by our Customer Satisfaction Team

Ao calcular o índice de regularidade das idades, divide-se “cadagrupo de idades pela média aritmética dos dois grupos que o enquadram, depoisfazem-se as diferenças a 100 e faz-se a média das diferenças absolutas”.(Nazareth pp.143). Segundo Nazareth (2010:143), “O ICNU obtém-se dando um coeficiente 3 ao obter o índice deregularidade dos sexos e coeficiente 1 aos dois índices de regularidade dasidades”. De modo a simplificar a análise existe uma grelha ordenada das Nações Unidas para aferir os dados,em que, <20- Bom; 20-40 – Mau;> 40- Muito Mau.

A Equação de concordânciaverifica se existe uma concordância entre os vários sistemas de informaçãodisponíveis, um índice de qualidade do estado civil e os três índices dequalidade dos recenseamentos. Construído entre dois recenseamentos, peloaumento ou diminuição da população permite a equação: crescimento entre recenseamentos=C. Natural + C. Migratório.